sexta-feira, 20 de setembro de 2013

#Dia5 Da serie: Elas conseguiram

A secretária Yasmin Zouphi, de 22 anos, deixou de ser modelo plus size porque perdeu 26kg. A personal trainner Maíra Tavares, de 29 anos, era magrinha e ganhou 5kg de puro músculo. A enfermeira Paula Cerbella, de 25 anos, deixou 33kg no passado. Essas três mulheres têm algo em comum: sem tirar proveito das facilidades que a medicina estética oferece para mudar o corpo, elas se transformaram radicalmente com uma receita simples, antiga e eficaz: foco, reeducação alimentar e exercícios. E, claro, muita força de vontade.
— Quando descobri que tinha 121kg, tomei um susto tão grande que mudei radicalmente. Na minha alimentação não entra besteira e já consigo dar uma corridinha curta. Cheguei a 88kg em um ano e quatro meses — conta Paula.
Ao decidir transformar o corpo (emagrecer, engordar ou ganhar músculos), deve-se colocar na cabeça que é mesmo possível mudar.
— A partir daí, com boa orientação física e dieta, é possível chegar a sua melhor forma. A academia é para dar estímulo ao corpo. O resto é alimentação e descanso. É a associação que constrói o músculo — orienta Eder Lima, especialista em musculação.
Quanta diferença. Paula hoje e, no detalhe, quando pesava 121kg
Quanta diferença. Paula hoje e, no detalhe, quando pesava 121kg Foto: Arquivo pessoal
Para ter o corpo dos sonhos, a alimentação é realmente decisiva. Segundo o nutrólogo José Alexandre Portinho, os grupos alimentares proteína e carboidrato devem andar juntos:
— A pessoa que quer ganhar musculatura deve focar no consumo de proteína. É como se ela fosse o "tijolo" que constrói o músculo. O carboidrato, que dá energia para o exercício, é o "cimento" que não pode faltar à construção.
Começar e manter a disciplina não são tarefas fáceis. Mas não é impossível. 
Na hora de malhar é preciso ter atenção. Segundo Eder Lima, cada grupo muscular merece atenção.
— O abdômen e todo o tronco, por exemplo, dão sustentação a outras partes do corpo. É uma parte importante, não só para ficar sem barriga. Outra dica é não queimar etapas do treinamento prescrito a partir da avaliação física. É ela quem vai dizer quais são os exercícios adequados e a quantidade de séries e repetições. Só assim a pessoa consegue chegar a sua melhor forma.
Yasmim Zouphi em três momentos: hoje em dia, focada na malhação, de corpo inteiro quando ainda pesava 96kg e como modelo plus size
Yasmim Zouphi em três momentos: hoje em dia, focada na malhação, de corpo inteiro quando ainda pesava 96kg e como modelo plus size Foto: Marcelo Theobald / Arquivo pessoal / Divulgação
Os cinco mandamentos da boa forma:
1. FORÇA DE VONTADE: Além da mudança partir de você, tenha amigos que a estimulem buscar seus objetivos.
2. ALIMENTAÇÃO: O que, como e a hora que come são importantes para uma transformação saudável. Procure um nutrólogo ou nutricionista.
3. EXERCÍCIO: O profissional de educação física vai orientar os exercícios mais adequados.
4. ACOMPANHAMENTO MÉDICO: Antes de começar, faça uma avaliação médica e repita a consulta periodicamente.
5. DESCANSO: Músculo só cresce se descansar. A cabeça também precisa relaxar.
Conheça as histórias de sucesso dessas três mulheres de ferro:
Paula Cerbella, Enfermeira, 29 anos, de Laranjeiras
“Eu sempre fui gordinha desde pequena. Na adolescência, eu tinha menos controle ainda. Em 2010 / 2011, estava namorando, engordei mais ainda pois parei de me cuidar e comia muitas besteiras. Estava gorda e não tinha noção. A gente fica meio cega. Meu namorado na época não tinha o mesmo ciúme do começo do namoro. É horrível ouvir: ‘Você é linda, só precisa emagrecer’. Certo dia, fui no médico e quando vi, estava com 121kg e me desesperei, fora o exame de sangue que fiz, que indicava todas as minhas taxas muito altas. Resolvi mudar a minha vida. Então, comecei uma dieta de 1.000 calorias com indicação de remédio, mas não tomei o medicamento. Confesso que, às vezes, eu comia até menos calorias. Perdi peso só mudando a dieta e fazendo exercícios aeróbicos, numa esteira que meus pais compraram. Caminhava bem de leve, pois não conseguia ir além por causa do peso. Quando fui vendo, as minhas calças se tornaram sacos e fui percebendo que podia ir ao shopping e escolher a roupa que queria, coisa que nunca aconteceu, fui me animando cada vez mais. Estou com 88kg. Quando chegar aos 80kg, vou começar a musculação. Hoje já perdi 32kg, mas sei que ainda falta muito. Mas foco, porque o primeiro passo é o mais difícil.
Maíra Tavares antes de começar a ganhar músculos
Maíra Tavares antes de começar a ganhar músculos Foto: Arquivo Pessoal
Maíra Tavares, Personal Trainer, 29 anos, de Laranjeiras
"Tinha uma alimentação sem controle e sabia que tinha que reeducar. Essa foi minha motivação para mudar. Desde 2011, fiquei um ano e dois meses de dieta e cheguei a 59kg, perdendo 8% de gordura. Acabei perdendo massa muscular junto, mas o resultado foi tão bom que me empolguei. Há cinco semanas, comecei uma dieta de 3 mil calorias para adquirir novamente massa muscular, e já ganhei 5kg de músculo fazendo um treino pesado, direcionado e dividido por grupos musculares, com descanso de dois dias. Sou personal trainer e, estando em forma, é melhor para orientar meus alunos desde o exercício, até sobre a importância da alimentação. Minha dieta é bem restrita, com alimentos específicos indicados pelo meu nutrólogo. Hoje, meu objetivo é hipertrofia, ou seja, aumento da massa muscular. Por causa da dieta hipercalórica, tudo cresceu e minha barriga não é tão mais definida e o rosto está mais redondo, mas os braços e pernas estão mais fortes. Para alcançar objetivos tão específicos, tive que me organizar com horários de alimentação. Outra mudança foi que a retenção de líquido diminuiu, o intestino funciona melhor e tenho mais disposição. Estou fazendo algo que não achava que era possível. Isso é um estilo de vida".
Atualmente a personal trainner tem braços e pernas bem mais fortes
Atualmente a personal trainner tem braços e pernas bem mais fortes Foto: Marcelo Theobald
Yasmin Zouphi, Secretária, 22 anos, da Tijuca
"Como a maioria das mulheres, desde nova eu não era satisfeita com o meu corpo. Foi quando apareceu a oportunidade de ser modelo plus size, o que jogou a minha auto estima lá para cima. A partir destas "pequenas" mudanças, que começaram as grandes. Pesava 96kg há um ano e, hoje, estou com 70kg. Ainda estou acima do meu peso ideal, mas não sou mais plus. Acabei perdendo o trabalho, mas estou bem feliz. Engordei depois que me machuquei quando lutava. Parei o exercício, mas continuei comendo a mesma quantidade de antes. Engordei, fiquei mal. Um dia, vi a foto de uma atleta bodybuilding, que é o culturismo. Todo dia olhava a foto e queria aquele corpo. Eu me motivei e vi que tudo na vida exige sacrifício. Pesquisei a rotina, a alimentação, os exercícios, toda a teoria e montei minha série e dieta sozinha, mas supervisionada por dois profissionais. Agora, malho duas horas por dia. É trabalho de formiguinha: todo dia tem que malhar, comer certo e ter paciência. Meu objetivo é ser uma atleta bodybuilding, porém para começar a pensar na possibilidade de ser uma atleta, eu ainda tenho que perder, pelo menos, mais uns 10 ou 15kg! Mas para quem já perdeu 26kg, é moleza!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário